O que é IPLA

A IPLA – Parceria Internacional para Expansão de Serviços de Gestão de Resíduos para Autoridades Locais, lançada no CSD-19 de maio de 2011, tem o objetivo de promover parcerias entre autoridades locais, empresas privadas, organizações internacionais, agências doadoras, instituições científicas e de pesquisa, além de organizações não governamentais, para alcançar a gestão sustentável de resíduos.

A ABRELPE foi designada para sediar a secretaria sub-regional da América Latina da Parceria Internacional para Expansão de Serviços de Gestão de Resíduos para Autoridades Locais (IPLA), um programa mantido pela Comissão das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (UNCSD).

Atuar como secretaria sub-regional de um programa dessa importante comissão da ONU (Organização das Nações Unidas) é um reconhecimento do trabalho bem-sucedido que a ABRELPE vem realizando para a promoção do desenvolvimento técnico-operacional do setor de resíduos, e como representante da ISWA no Brasil. Além disso, essa representação possibilitará à entidade discutir temas críticos e compartilhar conhecimento com outros membros da IPLA para a consecução de objetivos comuns.

MISSÃO

Compartilhar conhecimento, comunicar além de fronteiras nacionais, e trabalhar para divulgar melhores práticas, a fim de acelerar o conhecimento sobre a infraestrutura relacionada aos resíduos sólidos e serviços nos vários níveis de sua gestão, tais como, não geração, prevenção, minimização, segregação, coleta, transporte, reuso, reciclagem, recuperação, tratamento e disposição.

HISTÓRICO

Autoridades locais de países emergentes e desenvolvidos se deparam com restrições em termos tecnológicos, financeiros, institucionais e aspectos políticos para implantar uma infraestrutura de gestão de resíduos e serviços associados. O constante aumento de volume e complexidade de fluxos de resíduos coloca desafios para as autoridades locais, ameaçando a saúde pública e ecossistemas, além da segurança dos recursos naturais.

OBJETIVO

A IPLA tem o objetivo de possibilitar as autoridades locais a expandir seus serviços de gestão de resíduos ao acelerar a implantação da infraestrutura relacionada e de serviços em seus vários níveis de gestão, por meio de promoção e facilitação de colaborações importantes com uma ampla gama de parceiros como governos, negócios e setor financeiro, além da sociedade civil.

A IPLA é uma plataforma de conhecimento dinâmico bem como uma rede descentralizadora, estabelecida para encaminhar as necessidades das autoridades locais, para que alcancem a gestão de resíduos sustentável. O objetivo final da IPLA é auxiliar as autoridades locais a chegar à sociedade do lixo zero. Embora a IPLA seja única em termos de ter foco específico para autoridades locais, também irá desenhar sinergias com iniciativas internacionais existentes e parcerias de gestão de resíduos.

Quadro esquemático da IPLA – uma rede não hierárquica e descentralizada conectando múltiplos stakeholders no interesse de autoridades locais. Fonte: IPLA White Paper (UNCRD, 2010)

RESULTADOS ESPERADOS

A IPLA tem o objetivo de apoiar as seguintes seis atividades ao focar ou facilitar a rede mundial e ao promover compartilhamento de conhecimento e parcerias entre diversos stakeholders:

    1. Autoridades Locais membros apresentam modelos institucionais, de negócios ou financeiros e/ou melhoram suas práticas atuais em serviços de gestão de resíduos;
    2. Mecanismos financeiros internacionais (incluindo financiamento de carbono) são acessíveis a autoridades locais membros;
    3. Consciência e capacidade de Autoridades locais membros são aumentadas;
    4. Projetos inovadores que aplicam tecnologias apropriadas são implementados e replicados na jurisdição de autoridades locais membros;
    5. Estratégias de gestão sustentável de resíduos como a Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (GIRS) e a dos 3Rs são integradas em níveis locais e nacionais; e
    6. Fonte de dados sobre geração de resíduos, performance e padrões de tecnologia, benchmarking, e KPIs (indicadores de performance) são obtidos.

ASSOCIAÇÃO

A associação à IPLA é aberta a todas as entidades interessadas que estão alinhadas com a missão e expandir serviços de gestão de resíduos junto a autoridades locais. Para se registrar, visite o website.

BENEFÍCIOS

A IPLA fornece múltiplos benefícios aos seus membros:

  • Compartilhamento de conhecimento, dados e informação;
  • Acesso a consultoria e Treinamento de experts;
  • Encaminhamento de questões críticas e emergentes;
  • Aproveitamento de novas oportunidades;
  • Divulgação e reconhecimento; e
  • Expansão de futuras colaborações.