Notícias

PANORAMA 2015


A edição 2015 do Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil chega no momento das comemorações pelos 40 anos da ABRELPE.

Fundada em 1976 por um grupo de empresários pioneiros nas atividades de coleta e transporte de resíduos sólidos, a ABRELPE tem pautado sua atuação nos princípios da preservação ambiental e do desenvolvimento sustentável, para representação e defesa do setor, com a missão de promover o desenvolvimento técnico-operacional da gestão de resíduos sólidos no Brasil.

Ao longo dessas quatro décadas, a entidade conquistou a representação da ISWA – International Solid Waste Association no Brasil e foi escolhida para ser sede da Secretaria Regional para a América do Sul da IPLA (Parceria Internacional para desenvolvimento da gestão de resíduos junto a autoridades locais), um programa reconhecido e mantido pela ONU através da UNCRD - Comissão das Nações Unidas para o Desenvolvimento Regional.

A disseminação de informações qualificadas sobre o setor representado, por meio de estudos, pesquisas, eventos e palestras voltadas para os mais diversos públicos atuantes junto ao setor é um dos instrumentos adotados pela ABRELPE na consecução da missão para a qual foi constituída. Nesse universo de atuação, o Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil emerge como a principal fonte de dados do setor, constituindo-se como uma referência para todos aqueles que buscam conhecer sobre resíduos sólidos no Brasil.

Sendo a principal publicação da entidade, por ocasião do momento comemorativo, o Panorama ganha um formato especial, com inovação na apresentação dos dados e diagramação do conteúdo. A grande novidade dessa edição fica por conta da representação fotográfica dos serviços desempenhados pelo grupo de empresas associadas à ABRELPE, que são a razão de existir da entidade e as responsáveis pela manutenção da salubridade urbana nas principais cidades brasileiras.

A união das informações técnicas levantadas pela pesquisa direta realizada pela ABRELPE com as fotos das atividades e plantas do setor traz uma nova dinâmica para a publicação, tornando a sua leitura mais ágil e figurativa, o que permite uma compreensão mais completa e abrangente do tema.

Ao marcar as comemorações de 40 anos com o lançamento do Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil 2015, agradecemos o apoio e a dedicação dos Associados, Ex-Presidentes, Diretores, Conselheiros e Parceiros que contribuíram sobremaneira para que a entidade chegasse ao atual patamar de reconhecimento, e reiteramos o compromisso assumido de continuamente produzir e disponibilizar informações atualizadas e de qualidade em prol da defesa e do desenvolvimento do setor, o que revitaliza a missão definida por ocasião da fundação da ABRELPE na primavera de 1976.



Link externo: http://www.abrelpe.org.br/panorama_apresentacao.cfm

Clique aqui para fazer o download.